Como Receber Absorventes Gratuitos do Governo em 2025: Dignidade Menstrual
Absorventes Gratuitos pelo Governo: Como se cadastrar e retirar o Kit nas farmácias Populares.
O que fazer se a autorização para retirar os absorventes for negada?
Se você tentou emitir a autorização no Meu SUS Digital e teve o pedido negado, siga os passos abaixo para resolver o problema:
1. Verifique os critérios de elegibilidade
Confirme se você atende aos requisitos do programa:
- Está inscrito no CadÚnico com renda compatível (até R$ 218 por pessoa ou até meio salário mínimo no caso de estudantes da rede pública).
- Está dentro da faixa etária de 10 a 49 anos.
- Faz parte de um dos grupos prioritários (baixa renda, situação de rua, etc.).
Caso não atenda aos critérios, você não será elegível ao benefício. Caso atenda, siga para o próximo passo.
2. Atualize suas informações no CadÚnico
Se suas informações estiverem desatualizadas, pode haver inconsistências que impedem a autorização. Para corrigir:
- Vá ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo e atualize seus dados.
- Confirme se o seu CPF está corretamente vinculado ao cadastro.
3. Tente novamente no Meu SUS Digital
Após atualizar os dados:
- Aguarde até 7 dias úteis para o sistema refletir as alterações.
- Acesse novamente o Meu SUS Digital e tente emitir a autorização.
4. Busque ajuda em uma Unidade Básica de Saúde (UBS)
Se a autorização continuar negada:
- Vá à UBS mais próxima com seus documentos (RG, CPF e comprovante do CadÚnico).
- Explique o problema e peça ajuda para resolver. A UBS pode verificar e, em alguns casos, emitir a autorização.
5. Entre em contato com os canais de suporte
Se não conseguir resolver o problema localmente, utilize os canais de suporte:
- Disque Saúde 136 (Ministério da Saúde): Atendimento telefônico para dúvidas e suporte.
- CRAS ou CREAS: Centros de assistência social para suporte presencial.
- Secretarias de Educação ou Saúde: Em caso de dúvidas relacionadas a estudantes ou questões médicas.