Como Tirar a Carteira do Idoso: Passo a Passo
Canais de atendimento sobre a carteira do idoso
Se você tiver dúvidas sobre a Carteira do Idoso, pode entrar em contato pelos canais de atendimento oficiais disponíveis. Aqui estão as principais formas de obter informações ou suporte:
1. Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)
O MDS é o órgão responsável pela administração da Carteira do Idoso.
- Telefone 121:
- Ligação gratuita.
- Funciona como o principal canal para tirar dúvidas sobre a Carteira do Idoso e o Cadastro Único.
- E-mail:
- Envie suas dúvidas para o endereço eletrônico disponibilizado no portal do MDS, caso necessário.
- Portal Oficial:
- Acesse informações detalhadas diretamente no site do MDS: https://www.gov.br/mds.
- Acesse a Cartilha da Pessoa Idosa: https://blog.mds.gov.br/redesuas/wp-content/uploads/2021/06/Tutorial-Carteira-da-Pessoa-Idosa-Tecnicos-1.pdf
2. Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
- Localize o CRAS mais próximo de sua residência para suporte presencial.
- No CRAS, é possível:
- Atualizar o CadÚnico.
- Solicitar a emissão ou renovação da Carteira do Idoso.
- Esclarecer dúvidas específicas sobre documentação e direitos.
3. Portal do Cadastro Único
- Site Oficial:
- https://www.gov.br/cidadania/pt-br
- Permite consultar e atualizar informações do CadÚnico, necessário para a emissão da Carteira do Idoso.
- Aplicativo Meu CadÚnico:
- Disponível para download em Android e iOS.
- Útil para verificar o status do cadastro e consultar informações do NIS.
4. Plataforma gov.br
- Site da Carteira do Idoso:
- https://carteiraidoso.cidadania.gov.br/
- Realize a emissão, renovação e verificação de validade da Carteira do Idoso.
- Central de Atendimento gov.br:
- Ligue para o número 0800-978-2334 para suporte técnico relacionado ao acesso e utilização da conta gov.br.
5. Ouvidoria Geral da União (OGU)
- Caso não tenha sucesso nos canais citados, você pode registrar reclamações ou solicitar informações por meio da OGU:
- Site: https://www.gov.br/ouvidoria
- Telefone: 162 (Ouvidoria Geral).
Esses canais são oficiais e podem ser utilizados para resolver questões relacionadas à emissão, validade e utilização da Carteira da Pessoa Idosa, bem como para denunciar casos de descumprimento de direitos.