Siga Antenado: como se inscrever e receber o kit antena digital


Anúncios

Como participar do programa Siga Antenado e ter sua antena digital gratuita?

Se você ou alguém da sua casa ligou a televisão e encontrou a mensagem “sem sinal” ao usar a antena parabólica tradicional, saiba que tem sido mais comum do que se parece.

Anúncios

Milhares de brasileiros estão passando pela mesma situação — e a mudança tem motivo: a substituição do sinal da TV analógica via satélite pelo sinal digital. A seguir nós explicamos o motivo dessa mudança, assim como trazemos um passo a passo de como se inscrever no programa que dá direito a antena digital de maneira gratuita. Acompanhe.

Por que tanta gente está falando sobre antena digital gratuita

Nos últimos meses, as buscas por “kit antena digital gratuito” e “parabólica fora do ar” explodiram no Google.

Anúncios

Muita gente começou a perder o sinal da TV aberta sem entender o motivo, e isso gerou um monte de dúvidas e preocupações nas famílias brasileiras.

A questão é simples, mas ainda pouco divulgada: o sinal da parabólica tradicional, aquele mais antigo, está sendo desligado para dar espaço ao 5G.

Para não deixar ninguém desconectado, o governo federal e as operadoras criaram o programa Siga Antenado, que oferece kits gratuitos com a nova antena digital para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico.

No entanto, é comum aparecer a dúvida: “Essa história de antena digital gratuita é real? Eu tenho direito?”

A boa notícia é que sim, é verdade — e tem muita gente com direito ao benefício sem saber. Entenda melhor a seguir.

O que está acontecendo com a TV parabólica no Brasil

Se a sua televisão parou de pegar os canais abertos e você usa uma daquelas parabólicas tradicionais (a grandona de ferro ou alumínio), o motivo é simples: o sinal que ela usa está sendo desligado em todo o país.

Mas por quê?

A TV parabólica tradicional transmite sinal na chamada banda C, uma frequência que agora está sendo liberada para o funcionamento da tecnologia 5G no Brasil.

Para isso, segundo a Anatel, é preciso migrar o sinal da TV via satélite da banda C para a banda Ku, que é digital, mais moderna e de melhor qualidade.

O que isso significa na prática?

  • Quem ainda usa parabólica tradicional vai perder o sinal da TV aberta;
  • Será necessário trocar o equipamento antigo por uma nova antena parabólica digital;
  • Essa mudança já está acontecendo em várias cidades do Brasil e será concluída nos próximos meses.

Siga Antenado: o programa que pode resolver esse problema

O Siga Antenado, por sua vez, é um programa do governo federal brasileiro criado para ajudar as famílias que dependem da parabólica tradicional a continuarem assistindo à TV aberta com qualidade.

Ele é gerenciado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF) e tem como objetivo ajudar as famílias que não tem condições financeiras de trocar de equipamento.

O programa oferece um kit de antena e é exclusivo para famílias de baixa renda que ainda usam parabólica tradicional.

Mas atenção: nem todo mundo pode receber o kit — e muita gente está deixando para a última hora. Quando o sinal sair do ar, já pode ser tarde.

Continue lendo para descobrir se você tem direito ao kit e como solicitar o seu antes que o sinal da TV pare de vez na sua casa.

Perguntas mais frequentes sobre o kit antena digital

É verdade que o governo está distribuindo antena digital?
Sim. O governo federal, por meio do programa Siga Antenado, está distribuindo gratuitamente um kit com antena parabólica digital, receptor e instalação para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico. O objetivo é substituir as parabólicas antigas, que deixarão de funcionar com a chegada do 5G.
Se eu não trocar minha parabólica, vou mesmo perder o sinal?
Sim. As parabólicas tradicionais (analógicas) usam uma faixa de frequência que está sendo desativada para dar lugar à internet 5G. Isso significa que, quem não fizer a troca, vai perder o sinal da TV aberta via parabólica em breve.
Já tenho uma antena em casa. Como sei se ela é digital ou analógica?
A parabólica analógica geralmente é grande, feita de ferro ou alumínio, e capta sinal com menor qualidade. Já a parabólica digital é mais moderna, menor, com receptor digital próprio e oferece imagem em alta definição. Se você ainda vê chuviscos ou interferências na imagem, provavelmente sua antena ainda é analógica.

Na próxima página, a gente explica quem tem direito ao kit gratuito, o que vem nele e como solicitar — Veja se você se enquadra nos critérios clicando no botão abaixo.