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Como funciona a religação da água após o corte?


Religação da água após o corte – ter a água cortada costuma ser uma experiência bastante desagradável, já que muitas vezes só vamos perceber o corte quando a água da caixa d’água acaba completamente e ficamos sem água nenhuma nas torneiras.
Mas acredite: quase todas as pessoas já passaram por uma situação assim, seja por cortes em épocas de crise financeira, perda de emprego, seja por esquecimento ou por erro da fornecedora.
O importante é tentar não se desesperar! Nesse texto daremos todas as informações que você precisa ter para saber se o corte da sua água ocorreu dentro da legalidade e como funciona o processo de religação da água depois de cortada!


Quando a água poderá ser cortada?


Durante a pandemia tivemos uma trégua importante nos cortes de serviços essenciais, como água, luz e gás. No entanto, essa tranquilidade de ter mais tempo para pagar as contas não durou tanto assim e o Governo Federal já voltou a autorizar os cortes há algumas semanas.
Dessa forma, estamos de novo em período em que a legislação sobre o corte de serviços básicos funciona como de costume e a água é um deles, certamente o mais importante.
Ficar em água em casa, mesmo que apenas um dia é um grande transtorno que pode comprometer a higiene, a saúde e alimentação das pessoas que moram no local.
Por isso, o mais importante é tentar restabelecer o fornecimento o mais rápido possível para sanar o problema e para que mais contas não se acumulem.


Veja mais informações sobre religação da água após o corte!

Após quanto tempo a água pode ser cortada?


Por incrível que pareça, a concessionária de água poderá cortar o fornecimento imediatamente após o vencimento da fatura.
Muitas pessoas imaginam que só é possível o corte quando duas ou três faturas são acumuladas e isso pode sim ser uma prática das empresas que fornecem água, mas não é o que consta na lei.
O que ocorre é que os cortes demandam deslocamento de funcionários para o local e ainda a religação. Dessa forma, é costume que as companhias aguardem até que duas ou até três contas estejam vencidas para compensar esse trabalho.
Mas a verdade é que a empresa pode optar por interromper o fornecimento de água em qualquer tempo se houver débitos, por isso é importante buscar priorizar o pagamento da água e da luz o máximo possível para evitar cortes.


O que é necessário que a empresa faça antes do corte?


Apesar de não ser considerada uma prática abusiva a interrupção no fornecimento de água poucos dias após o vencimento da fatura, a legislação obriga a companhia a informar sobre o corte 15 dias antes.
No caso da água, é também obrigação da empresa que fornece o serviço informar a data e hora em que ocorrerá o corte.
Caso o corte seja feito na própria casa, o funcionário precisa chamar o morador e informar que está fazendo o corte por conta dos débitos vencidos. Mas já existem lugares onde a água é fechada nas centrais, sem necessidade de ir até a residência.
Assim, na prática é impossível que a conta vença hoje e você tenha sua água cortada amanhã ou depois.
Fique atento com os avisos de corte e observe se em sua conta de água está constando avisos de débitos e cortes, porque as próprias contas servem como comunicados e muitas pessoas acabam não prestando atenção a esse detalhe.

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O que fazer após o corte?


Se você está acompanhando as informações sobre a religação da água após o corte, não deixe de conferir o que fazer para ter seu fornecimento normalizado caso haja o corte.
Em primeiro lugar é importante estar certo de que a água foi realmente cortada. Em geral, as companhias que descumprem a regra de avisar ao consumidor que está cortando o abastecimento por conta de débitos costumam deixar avisos por escrito nos medidores.
Esse passo é importante porque é possível confundir uma falta d’água ou mesmo defeito no encanamento com corte por contas em atraso. Assim que identificar a falta d’água e desconfiar que houve corte, ligue imediatamente para a companhia e se certifique.
Se você confirmou o corte por inadimplência, o próximo passo é pagar as contas o mais rápido possível caso haja possibilidade.
Mas se a situação financeira está complicada, a boa notícia é que a maioria das concessionárias parcela os débitos e já faz a religação após a primeira entrada.
Outra questão sobre a qual é importante ter conhecimento é que é possível pagar faturas de água e de luz com cartão de crédito e até pagar uma pequena taxa pelo parcelamento em aplicativos específicos.
Assim, mesmo que a concessionária se negue a parcelar sua dívida você conseguirá dividir no cartão de crédito, caso haja necessidade.
Agora que você já acompanhou como é o processo de religação da água após o corte, já sabe também que ninguém está livre de ter a água cortada por atraso em conta ou mesmo por erros da concessionária. Lembre-se que, após o pagamento, a concessionária tem 24 horas para religar sua água!