Perdeu a fatura de luz. E agora?

Sabemos que precisamos pagar as contas de energia e que elas não estão baratas, não é? Mas, como pagar se perdermos a fatura?

Calma, aqui ensinamos como você pode fazer isso sem dor de cabeça. Desse modo que será citado, não teremos nenhuma dificuldade em emitir ceee 2 via da conta de luz.

Como consultar, Como emitir 2 via, como pagar?

Emissão

Primeiramente, você precisa saber qual a fornecedora de energia elétrica da sua cidade ou bairro. Sabendo isso, você vai acessar o site da distribuidora para emitir ceee 2 via.

Mas como fazer isso, na prática?

Vou citar aqui, como exemplo, o site da CPFL, mas se na sua cidade a fornecedora for outra, o procedimento deve ser parecido, variando alguma coisa ou outra.

Em primeiro lugar, você acessa o site da empresa que administra as contas de luz. Nesse caso que estou usando como referência seria o site da CPFL.

Em segundo lugar, clique na opção que, no caso citado aqui, está escrito débitos. Feito isso, clique em 2° via da conta.

Depois disso, no caso da CPFL, será necessário seguir um passo a passo disponível nesse site que pedirá o cadastro do e-mail e senha.

Consulta

Mas, se preferirmos somente consultar a ceee 2 via para realizar o pagamento, podemos fazer isso na opção do site que está escrito 2° de conta rápida.

Para consultar o quanto deve sem ter a segunda via impressa, o interessado deve digitar o Código do cliente que está disponível em qualquer conta antiga, seguida do CPF ou CNPJ e, então, clicar em consulta.

Mas, caso o cliente resolva realizar o cadastro, basta clicar em cadastrar-se e preencher todos os espaços com os números de toda documentação em mãos.

Pagamento

Nesse caso, é vantagem ter o cadastro, porque, assim, podemos até realizar o pagamento de forma mais rápida, seja no site da distribuidora, seja no aplicativo.

CEEE 2 via

Aprenda tudo sobre a Celesc e como tirar a segunda via.

Como pagar pelo app?

Tendo em vista que já emitimos a ceee 2 via da fatura de energia ou que já consultamos os valores devidos à distribuidora, devemos pagar a conta o quanto antes para evitarmos cortes de luz.

E assim como todas as empresas que atuam hoje em dia, as distribuidoras já possuem pagamentos online de contas. 

No caso da CPFL, você pode pagar tanto no site quanto no aplicativo da distribuidora. Basta consultar se existe a possibilidade desse tipo de pagamento na sua fornecedora também.

Então, para quem prefere a praticidade na hora de pagar suas contas, basta seguir o passo a passo:

  • Primeiramente, o cliente deve entrar na loja de aplicativos do celular e verificar se existe o app da fornecedora de energia da sua cidade disponível e, claro, gratuitamente.
  • Em segundo lugar, o usuário que já instalou o app em seu celular deve clicar na opção 2 via da conta 
  • Depois disso, o consumidor pode escolher o método que será realizado o pagamento. No caso da CPFL, ele pode optar por receber por email a fatura e ir pagar em algum banco ou gerar o código de barras para pagar online.

Como oque buscamos é a praticidade e não a burocracia, basta copiar o número do código de barras com apenas um clique e, em aplicativo bancário, realizar o pagamento em alguns segundos.

Como parcelar contas de luz?

Agora já sabemos como consultar, emitir e até pagar as contas de luz mensais, mas esse mês não vamos conseguir porque a fatura veio muito alta? Calma, temos uma solução.

Como não podemos deixar de pagar, levando em conta que, hoje em dia, ninguém mais sobrevive sem energia elétrica residencial, e o débito leva ao corte, a solução é parcelar.

No entanto, não é recomendado parcelar contas fixas, e o cliente deve sempre se planejar para não faltar o dinheiro para esse tipo de débito, mas isso pode acontecer e não é raro.

Nesse caso, a praticidade fica meio de lado, porque a maioria dos sites e aplicativos não nos dão essa opção. O máximo que possibilitam é a emissão de ceee 2 via.

Então, como consigo parcelar meu débito? Somente nas agências físicas que, provavelmente, devem ter na sua cidade.

Chegando lá, o consumidor precisa ter levado CPF, RG e um comprovante de residência que pode ser a própria conta de luz antiga, no caso de Pessoa Física ou o CNPJ no caso de Pessoa Jurídica.

A importância da ceee 2 via

Com certeza, a opção de emitir ceee 2 via facilitou a vida de milhares de usuários, principalmente quando utilizam a internet para esse fim. 

Pois, as contas que são entregues pelos correios podem sofrer diversas avarias que vão desde a perda até a destruição do papel, seja pela chuva para quem não possui uma caixa de cartas, seja por um animal doméstico que a tenha encontrado antes do cliente.

Mas, o que é mais importante que a facilidade de emissão é a praticidade para pagar sem enfrentar nenhuma fila com alguns cliques no celular.

Deixe um comentário