Como tirar segunda via do RG


Tirar a segunda via do RG pode ser visto como algo burocrático para muitas pessoas, mas a verdade é que o procedimento pode ser mais simples do que parece. No entanto, é importante lembrar que é preciso avisar as autoridades, através do Boletim de Ocorrência, sobre a perda, roubo ou furto do documento para que ele não caia em mãos de pessoas mal intencionadas e você acabe precisando arcar com os prejuízos cometidos.

Além disso, poucas pessoas sabem, mas a primeira via do RG tem validade de dez anos. Depois deste prazo é importante renovar, já que andar com o documento vencido pode ocasionar em problemas, como ser barrado na emissão de outros documentos, em concursos públicos, na Carteira de Habilitação Nacional (CNH) e outros.

Saiba que o RG é um dos documentos mais importantes para pessoas de todas as idades, pois ele possui as principais informações e a foto de cada cidadão, itens fundamentais para a identificação.

Por este motivo, é muito importante manter o documento bem conservado e em local seguro.

Vale saber que se acontecer alguma coisa com seu documento, é possível solicitar a segunda via pelo celular, através do aplicativo RG Digital SP, caso você tenha emitido a primeira via neste Estado, pela Polícia Civil e ainda nos atendimentos do Poupatempo.

A solicitação on-line da segunda via do RG pode ser feita por pessoas com mais de 16 anos e que possuam RG anterior emitido.

Em alguns estados, o RG já conta com um QR Code, para garantir que suas informações estão no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil.

É importante saber que o RG não tem prazo de validade definido por lei, mas algumas instituições podem pedir que o documento seja atualizado para evitar fraudes.

Por isso, nesta matéria, vamos explicar como tirar a segunda via do RG, sem complicação, em caso de perda, roubou ou furto. Continue lendo para saber mais!

Como tirar segunda via do RG?

A emissão deste documento pode ser solicitada na Secretaria de Segurança Pública (SSP) do seu estado ou na Polícia Civil. Para isso, é só se deslocar até o local.

Para emitir a segunda via do RG, o cidadão precisa apresentar os seguintes documentos:

  • 2 fotos 3×4 originais e recentes;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento, caso você seja casado;
  • Boletim de Ocorrência em caso de roubo ou furto;
  • CPF original ou comprovante de inscrição da Receita Federal, se você quiser que o número apareça no RG;
  • Cartão do Cidadão original, caso você queira que o número apareça no novo RG. Ele pode ser substituído por PIS ou PASEP.

A segunda via do RG tem taxa?

É importante se atentar para este tópico, pois se o cidadão registrou o Boletim de Ocorrência (B.O) por motivo de roubo ou furto, ele está isento das taxas.

No entanto, se ele extraviou, perdeu ou danificou o documento, deverá pagar uma taxa que, atualmente, varia entre R$ 20 e R$ 29,50, de acordo com a cidade e Estado.

Além disso, estão isentos da taxa:

  • Homens com mais de 65 anos;
  • Mulheres com mais de 60 anos;
  • Erro na digitação do RG constatado em até 90 dias.
  • Emissão de segunda via de maneira digital

Se você prefere emitir a segunda via do RG nos totens do Poupatempo, saiba que é preciso realizar a validação biométrica e o pagamento da taxa de emissão, que pode ser feita no cartão de débito, durante a solicitação do documento.

Neste caso, o novo documento será enviado pelos Correios no endereço do solicitante, mediante pagamento da postagem. Por isso, confira se o local desejado está correto.

Saiba que os equipamentos de autoatendimento, em São Paulo, estão disponíveis nas estações do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), shoppings e supermercados durante o horário de funcionamento desses comércios.

Endereços para atendimento:

Se você mora em São Paulo e quer saber os endereços de atendimento, acesse o portal do Poupatempo  e clique em “Locais de Atendimento”.

No aplicativo da Polícia Civil, a validação é realizada pelo celular e o cidadão recebe as orientações para pagamento da taxa, diretamente no e-mail cadastrado.

A retirada do documento deve acontecer cinco dias úteis, no local escolhido durante solicitação on-line.

Além disso, o cidadão pode emitir a segunda via do RG no aplicativo RG Digital SP, caso more no estado. Ele pode ser baixado gratuitamente na Play Store (android) e no APP Store (IOS).

Saiba que a tecnologia de reconhecimento facial permite que a identidade virtual seja baixada no celular. Então, armazene em local seguro e protegido com senha, se possível.

Se você quer entender melhor como funciona a emissão de segunda via do RG pelo Poupatempo, saiba que o órgão oferece um vídeo explicativo em seu canal do Youtube.

Para acessar e assistir ao conteúdo, basta clicar aqui https://www.youtube.com/watch?v=lmOvFFBNyzk.(FONTE PREFEITURA DA CIDADE DE SÃO PAULO).

Leia Também:

➡️ Como tirar segunda via do CPF

➡️ Como tirar a segunda via do passaporte

➡️ Como tirar segunda via da certidão de nascimento