Carteira de Trabalho Digital Como Fazer e Usar
Principais requisitos para ter a Carteira de Trabalho Digital
O que você precisa:
- Ter CPF ativo: é essencial para criar sua conta no gov.br e acessar o app.
- Ter cadastro no site gov.br: caso ainda não tenha, é possível criar na hora, usando o CPF, e-mail e celular.
- Celular com acesso à internet: para baixar e usar o aplicativo (Android ou iOS).
- E-mail ou número de celular válidos: para confirmar a criação da conta no gov.br e recuperar senha, se necessário.
Importante:
- Você não precisa ter tido emprego formal para fazer a carteira digital
- Quem já tem a versão em papel também pode acessar a digital, sem problema
- O serviço é totalmente gratuito
A partir de que idade posso fazer a Carteira de Trabalho Digital?
Você pode criar sua Carteira de Trabalho Digital a partir dos 14 anos de idade. Essa é a idade mínima permitida por lei para começar a trabalhar como jovem aprendiz.
Para isso, é preciso:
- Ter um CPF ativo
- Criar uma conta no portal gov.br
- Ter acesso à internet para baixar o aplicativo no celular ou acessar pelo computador
Mesmo sem experiência profissional anterior, qualquer pessoa a partir dessa idade pode fazer a carteira e começar a construir sua vida profissional.
O passo a passo de como fazer a carteira de trabalho digital é bem parecido, independente se for a primeira criação ou não. Aqui vai o passo a passo:
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez
Se essa é a sua primeira vez fazendo o documento, vale saber que você não precisa mais da versão de papel. A Carteira de Trabalho Digital já é o modelo oficial e aceito por todas as empresas.
Pelo celular:

- Baixe o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na Google Play (Android) ou App Store (iPhone)
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”
- Se já tiver uma conta gov.br, é só entrar com sua senha. Se ainda não tiver será necessário criar uma.
Depois disso, sua Carteira de Trabalho já estará ativa. Você pode acessar todos os dados direto no celular.
Computador:
- Acesse o site gov.br
- Crie sua conta gov.br (se ainda não tiver)
- Após o login, vá até a opção “Carteira de Trabalho Digital”
- Pronto! Seus dados aparecerão na tela.
Importante:
- Não precisa ir até um posto físico
- Não precisa pagar nada
- Tudo é feito online e em poucos minutos.
Já tenho a carteira impressa. Como faço a digital?
Se você já tem a Carteira de Trabalho física (a azul), não precisa fazer uma nova. A versão digital é automaticamente criada com seus dados no sistema do governo. Basta ativar a carteira digital e acessar suas informações pelo app ou site. Veja como fazer:
Pelo celular:
- Acesse a loja de apps do seu celular (Google Play ou App Store)
- Baixe o app Carteira de Trabalho Digital (gratuito)
- Clique em “Entrar com gov.br”
- Digite seu CPF e clique em “Continuar”
- Insira sua senha gov.br
(ou crie uma conta caso ainda não tenha)
Assim que fizer login, o sistema puxa automaticamente as informações da sua carteira de trabalho antiga.
Pelo computador:
- Acesse: www.gov.br
- Faça o login com CPF e senha
- Busque por “Carteira de Trabalho Digital”
- Clique para acessar suas informações
Importante saber:
- Você não perde sua carteira de papel
- Ela continua válida como documento histórico
- A digital já mostra empregos antigos e novos