Como fazer Boletim de Ocorrência Online
Saiba o passo a passo de como fazer um boletim de ocorrência online de maneira fácil e rápida. Clique abaixo e continue no conteúdo.
O Boletim de Ocorrência (BO) online é um documento oficial utilizado para registrar legalmente uma situação de crime, perda, roubo, acidente ou outro incidente relevante perante as autoridades policiais.
Diferente do BO registrado em delegacia de maneira presencial, o BO Online pode ser registrado pela internet, por meio de um computador ou celular.
Ele é um dos principais mecanismos para iniciar investigações, resguardar direitos e garantir que as providências sejam tomadas. Veja como registrar boletim de ocorrência online na Polícia Militar e Polícia Civil.
Para que serve o Boletim de Ocorrência Online?
O Boletim de Ocorrência Online é um registro oficial de um crime. Ele se torna essencial para diversas situações como:
- Iniciar investigações policiais: para crimes como furtos, roubos e agressões.
- Solicitar a segunda via de documentos: se você perdeu ou teve seus documentos furtados, o BO é necessário para evitar fraudes e conseguir uma nova emissão.
- Comprovar ocorrências para fins legais e administrativos: muitas empresas, seguradoras e órgãos exigem o documento para dar andamento a procedimentos burocráticos.
- Acionar o seguro: em casos de sinistros com veículos, roubo de objetos ou outros incidentes cobertos por seguradoras.
- Resguardar direitos e servir de prova em processos judiciais: em casos de ameaças, violência doméstica, estelionato e outros crimes, o BO pode ser utilizado como prova documental.
Quem pode realizar um Boletim de Ocorrência Online?
Qualquer pessoa que tenha sido vítima ou testemunha de um crime pode realizar um Boletim de Ocorrência Online, desde que o estado onde ocorreu o fato disponibilize esse serviço digital.
No Brasil, a maioria das Secretarias de Segurança Pública permite o registro de ocorrências pela internet, mas as regras podem variar.
Neste caso, podem registrar o documento:
- Vítima do crime: A pessoa diretamente afetada pelo ocorrido.
- Testemunha: Alguém que presenciou um crime ou tem informações relevantes.
- Representante legal: pais, responsáveis ou advogados podem registrar ocorrências para menores, ou pessoas incapazes.
Quando registrar o BO na Polícia Militar?
A Polícia Militar é responsável pelo policiamento ostensivo e atua em emergências. Deve ser acionada em casos como:
- Crimes em andamento, como assaltos, furtos e agressões.
- Situações de risco iminente, como brigas e ameaças graves.
- Violência doméstica ou contra vulneráveis (crianças, idosos e pessoas com deficiência) em progresso.
- Acidentes de trânsito com vítimas.
Nestes casos, ligue para o 190 e aguarde a chegada dos policiais ao local. Caso não seja uma emergência, a ocorrência pode ser registrada posteriormente na Polícia Civil.
Quando registrar o BO na Polícia Civil?
A Polícia Civil é responsável pelo registro e investigação de crimes já ocorridos. Assim, o Boletim de Ocorrência pode ser feito presencialmente em uma delegacia ou de forma online.
Registre o BO na Polícia Civil nos seguintes casos:
- Furto ou roubo já consumado, sem necessidade de intervenção imediata.
- Perda de documentos ou objetos.
- Ameaças, estelionato, injúrias ou calúnia.
- Acidentes de trânsito sem vítimas.
- Crimes virtuais.
- Pessoas Desaparecidas.
- Violência Doméstica e Familiar contra Mulher.
- Maus tratos a animais.
Perguntas Frequentes sobre Boletim de Ocorrência Online:
Agora que você já sabe como funciona e quais as diferenças do Boletim de Ocorrência online (B.O – Online). Clique nos botões abaixo e continue no Conteúdo.