Seguro Desemprego: Como Solicitar, parcelas e valores


Documentos necessários para dar entrada no Seguro Desemprego

Para dar entrada no Seguro-Desemprego em 2025, o trabalhador precisa apresentar os seguintes documentos obrigatórios:

Documentos pessoais

  • Documento de identificação com foto (RG, CNH ou outro oficial)
  • CPF
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) – versão física ou digital

Documentos do vínculo empregatício

  • Requerimento do Seguro-Desemprego – entregue pela empresa no ato da rescisão (gerado pelo sistema Empregador Web)
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT)
  • Termo de Quitação ou Homologação da Rescisão (dependendo do tempo de serviço)
  • Comprovantes de pagamento dos últimos 3 salários
    (Holerites ou contracheques, se houver)

Cadastro no gov.br

  • É obrigatório ter conta no portal gov.br para solicitar o benefício online, via:
    • Aplicativo Carteira de Trabalho Digital
    • Portal de Serviços do Governo Federal

Como solicitar o Seguro-Desemprego

1. Verifique se você tem direito

Antes de solicitar, confirme se você atende aos requisitos:

  • Demissão sem justa causa
  • Cumprimento do tempo mínimo de trabalho exigido
  • Não estar recebendo outros benefícios da Previdência (exceto pensão por morte ou auxílio-acidente)
  • Não ter outra fonte de renda

2. Reúna os documentos obrigatórios

Tenha em mãos:

  • CPF e documento com foto (RG ou CNH)
  • Carteira de Trabalho (física ou digital)
  • Requerimento do Seguro-Desemprego (fornecido pela empresa)
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho
  • Comprovantes dos últimos salários
  • Conta ativa no portal gov.br

3. Solicite o benefício do Seguro Desemprego

Você pode fazer isso de duas formas:

💻 Online

  1. Acesse o Portal Gov.br
  2. Faça login com sua conta gov.br
  3. Vá até a opção “Seguro-Desemprego”
  4. Clique em “Solicitar”
  5. Preencha as informações solicitadas e anexe os documentos
  6. Confirme os dados e envie o pedido

🟦 OU

  1. Baixe o aplicativo Carteira de Trabalho Digital (Android ou iOS)
  2. Acesse com sua conta gov.br
  3. Vá até a aba “Benefícios”
  4. Escolha Seguro-Desemprego
  5. Insira os dados do Requerimento (entregue pela empresa)
  6. Conclua o envio
Aplicativo Carteira de Trabalho DIGITAL

PASSO A PASSO DE COMO INSTALAR

Conheça todas as funções da Carteira de Trabalho Digital e como baixar no celular

VEJA O PASSO A PASSO Você permanecerá no site!

🏢 Presencial

  1. Agende atendimento no SINE ou Superintendência Regional do Trabalho
  2. Leve todos os documentos originais e cópias
  3. Preencha o formulário com ajuda de um atendente

4. Aguarde a análise

  • Após a solicitação, o sistema faz a checagem automática dos dados.
  • Se tudo estiver correto, você verá a data do pagamento da 1ª parcela no próprio app ou site.

5. Acompanhe o andamento

Você pode consultar:

  • Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital
  • Pelo portal meu.inss.gov.br
  • Ligando no número 158

Importante!

Após a solicitação, o seguro-desemprego costuma ser liberado em até 30 dias, contados a partir da data do requerimento aprovado. O pagamento das parcelas é feito mensalmente, conforme o calendário definido no momento da solicitação.

Agora que você já sabe como solicitar o benefício, veja quanto poderá receber e por quanto tempo.